- Designação do Projeto– AGRIEXPORT 4.0
- Código do Projeto– 37629
- Objetivo principal– Reforçar a competitividade das Pequenas e Médias Empresas
- Região de Intervenção– Centro e Alentejo
- Entidades beneficiárias:
- INOVCLUSTER – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro;
- ANIMAFORUM – Associação para o Desenvolvimento da Agro-Indústria.
- Data de aprovação– 17-07-2018
- Data de início– 01-08-2018
- Data de conclusão– 31-07-2021
- Custo total elegível– 1.107.168,81€
- Apoio financeiro da União Europeia– 941.093,49€
SÍNTESE DE PROJETO
O AgriExport 4.0 visa incrementar o reconhecimento internacional coletivo dos bens produzidos no setor agroindustrial português, potenciando a internacionalização das PME’s por via da sua promoção coletiva e estabelecimento de parcerias de cooperação e coopetição.
Principais ações previstas:
- Realização de um estudo para levantamento das condicionantes de entrada dos produtos alimentares nos mercados: Austrália, Japão, Canadá, Noruega;
- Criação de uma aplicação mobile para promover o relacionamento entre importador e cliente (IOS e Android);
- Realização de missões inversas de importadores e opinion makers de Noruega, Canadá, Holanda, Japão, Dubai, Peru, Dinamarca, Finlândia, Suécia, Índia, Irlanda e Alemanha;
- Realização de missões inversas de delegação de gestores de produtos de plataformas digitais;
- Organização de eventos internacionais de negócios – Agribusiness2018 e Agribusiness2019;
- Realização de ações de prospeção e promoção dos setor agroindustrial português, visando a promoção e valorização da oferta agroindustrial nacional nos mercados: EUA, Canadá, Irlanda, Peru, Dubai, China, Noruega, Dinamarca e Finlândia;
- Exposição nas feiras internacionais: Nordic Organic Food Fair – Natural Products Scandinavia – Suécia; Facim 2018 – Moçambique e BIOFACH – Alemanha;
- Realização de mostras promocionais de produtos na Holanda e na República Checa;
- Realização de Campanha Marketing digital B2C, com o objetivo de aumentar a visibilidade e notoriedade de produtos nacionais.
Ações dinamizadas:
- Missões Inversas de importadores e opinion makers de Noruega, Canadá, Holanda e Japão;
- Missões Inversas de delegação de gestores de produtos de plataformas digitais;
- Organização de evento internacional de negócios – Agribusiness2021: https://agribusiness21.b2match.io/
- Realização de mostra promocional de produtos na República Checa: https://food-wine.agrocluster.pt/
Resultados esperados:
As atividades do projeto pretendem potenciar o aumento das exportações do setor agroindustrial da região Centro e Alentejo, através da:
- Capacitação das empresas para uma internacionalização mais eficaz e com maior valor acrescentado, sobretudo vocacionada para segmentos mais qualificados da procura nos mercados internacionais e com a promoção da utilização de ferramentas de marketing mais sofisticadas que valorizem fatores imateriais de diferenciação do produto;
- Prospeção de novos clientes e parceiros e disponibilização de conhecimento sobre estes de forma livre e universal;
- Criação e disponibilização de ferramentas facilitadoras de uma real aproximação entre PME, clientes internacionais, importadores, distribuidores e agentes de logística;
- Promoção internacional da imagem de qualidade dos produtos do setor agroindustrial das regiões Centro e Alentejo.