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Designação do projeto | PromoTejo – Cooperação para a promoção internacional da Região da Lezíria do Tejo

Código do projeto | ALT20-01-0752-FEDER-000003

Objetivo principal | Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

Região de intervenção | NUTS II Alentejo

Entidades beneficiárias | ANIMAFORUM – Associação para o Desenvolvimento da Agro-Indústria e NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém (líder)

 

Data de aprovação | 06-11-2015

Data de início | 01-09-2015

Data de conclusão | 31-08-2017

Custo total elegível | 599.805,59 EUR

Apoio financeiro da União Europeia |FEDER – 509.834,75 EUR

O projeto “PromoTejo – Cooperação para a Promoção Internacional da Região da Lezíria do Tejo” insere-se no domínio da internacionalização, com o objetivo de melhorar o posicionamento das empresas/entidades no mercado global, permitindo que estas iniciem exportações ou reforcem o seu potencial exportador, consolidando quotas de mercados ou diversificando os seus mercados. Para isso com o presente projeto é proposto desenvolver um conjunto de ações de internacionalização (ações promocionais com mostras de produtos, receção de delegações estrangeiras em eventos de promoção internacional da Região, criação do “Clube dos Negócios em Português” com vista a facilitar a realização de negócios entre empresas da Região e as empresas CPLP ou de empresários lusodescendentes) e de marketing internacional.

Objetivos

  • Fomentar o aumento das exportações das PME da Região e aumentar o grau de abertura ao exterior, tendo por base não só os canais tradicionais mas criando novas ferramentas de apoio – “Clube dos Negócios em Português”;
  • Aumentar as exportações das PME da Região por via de uma maior utilização das redes de contatos, das ferramentas TIC e da língua portuguesa como fator diferenciador e facilitador no mundo competitivo dos negócios internacionais;
  • Disponibilização e recolha de informação de apoio e contatos privilegiados que facilitem o processo de internacionalização/exportação das PME da Região;
  • Promover a imagem e capacidades da Região a nível nacional e internacional, facilitando a internacionalização das empresas e dos seus produtos e serviços.

 

Principais ações

  • Estudo de levantamento, identificação e caracterização dos principais importadores nos mercados da CPLP, Suíça, Luxemburgo, Alemanha, Canadá, EUA, África do Sul, Macau, França e Reino Unido;
  • Organização de Evento Internacional de Negócios – AGRIBUSINESS 2016 –>Realizado de 10 a 13 de maio de 2016 em Santarém.
  • Mostra Promocional na Suíça – Realizada dia 10 de novembro de 2016 em Onex, Genève- Suíça.
  • Mostra Promocional em França – Realizada dia 23 de março de 2017 em Paris.
  • Organização de Encontro de Negócios em Português – a realizar de 22 a 24 de maio de 2017
  • Criação da plataforma “Clube dos Negócios em Português”

Resultados esperados

Os principais resultados e impactos esperados, em termos qualitativos, com a implementação deste projeto dizem respeito ao fomento a competitividade das PME da Região por via do aumento das exportações das PME da Região (e consequentemente também pela redução de importações). Desde modo, com este projeto propomo-nos a alcançar os seguintes grandes objetivos quantitativos:

  • Aumento do volume de negócios internacional das empresas envolvidas na operação em 3,5%
  • Melhoria da taxa de cobertura das importações pelas exportações na Lezíria do Tejo em 4,5%
  • Melhoria do grau de abertura na Lezíria do Tejo em 3%
  • Melhoria da intensidade exportadora na Lezíria do Tejo em 5%

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