E-Agro Innovation 2018-11-23T14:58:24+00:00

  • Designação do Projeto– E-Agro Innovation
  • Código do Projeto– 36158
  • Objetivo principal– Reforçar a competitividade das PME
  • Região de Intervenção– Centro e Alentejo
  • Entidades beneficiárias:
    • ANIMAFORUM – Associação para o Desenvolvimento da Agro-Indústria;
  • Data de aprovação – 26/01/2018
  • Data de início – 01/04/2018
  • Data de conclusão –31/03/2020
  • Custo total elegível– 404.568,44€
  • Apoio financeiro da União Europeia– FEDER: 343.883,17€

SÍNTESE DE PROJETO

O projeto E-AGRO INNOVATION visa fomentar a presença digital e a incorporação tecnológica nos modelos de negócio das empresas do setor agroindustrial, visando reforçar a sua competitividade e potenciar a sua capacidade exportadora através dos canais digitais.

Objetivos

  • Motivar e sensibilizar os empresários do setor para a importância de desenharem e implementarem estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos e segmentos de clientes;
  • Criar condições para a participação e otimização da presença das PME do setor agroindustrial em e-marketplaces;
  • Contribuir para a literacia e competências digitais por parte dos empresários e dos quadros técnicos das empresas – designadamente em matérias como CRM, Social Media Marketing, Content Marketing, Display Advertising, Mobile Marketing, SEO e Web Analytics, entre outros – que lhes permitam implementar processos associados à economia digital e ao comércio eletrónico;
  • Promover a cooperação e o alinhamento de soluções e projetos de empresas e startups tecnológicas com as necessidades das empresas agroindustriais no domínio das TIC.

 Principais ações previstas:

  • Realizar uma conferência sobre a economia digital no agroalimentar;
  • Estudo de mapeamento e caracterização dos principais e-marketplaces para a indústria agroalimentar;
  • Estudo de levantamento de Tendências da evolução dos mercados digitais;
  • Realizar um programa de capacitação destinado aos gestores de PME e/ou responsáveis pela área comercial e de internacionalização, e a empresas fornecedoras de tecnologia e serviços IT para o setor alimentar, em parceria com uma universidade ou escola superior de gestão (como chancela do rigor científico das intervenções), com o objetivo de promover a transferência de conhecimento e a inovação na oferta e utilização de soluções tecnológicas de vanguarda.
  • Desenvolver cadernos de capacitação visando os temas: e-commerce, e-marketplaces, web marketing e web analitycs, com análise de casos de sucesso e apresentação das melhores práticas de âmbito tecnológico a nível nacional e internacional.
  • Valorização e promoção de um concurso com foco no e-commerce, enquanto prémio de excelência ao nível do que melhor se faz em termos tecnológicos no país para o setor agroindustrial.

RESULTADOS esperados

Os principais resultados e impactos esperados, em termos qualitativos, com a implementação deste projeto dizem respeito à aferição do grau de satisfação dos intervenientes nas atividades desenvolvidas no projeto. Desde modo, com este projeto propomo-nos a alcançar os seguintes objetivos quantitativos:

  • Nível de satisfação dos participantes envolvidos no projeto ao nível da utilidade da conferência de sensibilização sobre a economia digital no setor agroalimentar: 80%
  • Grau de satisfação dos empresários e outros utilizadores dos estudos produzidos relativamente ao respetivo contributo/utilidade – por via da capacidade de geração e disponibilização de conhecimento e informação – para o reforço da presença digital e incorporação tecnológica nos modelos de negócio agroindustriais: 80%
  • Nível de satisfação dos participantes nos workshops temáticos de capacitação: 80%
  • Nível de satisfação dos empresários e outros utilizadores dos e-books produzidos, nível da performance/utilidade destes na geração e disponibilização de conhecimento e informação relevante para o setor: 80%
  • Nível de satisfação dos participantes do concurso quanto ao contributo desta iniciativa para promover o reforço da presença digital e incorporação tecnológica nos modelos de negócio agroindustriais: 80%
  • Nível de satisfação dos visitantes do website relativamente à sua funcionalidade e utilidade: 80%

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.