Designação: Bio-Ware – Programa de Sensibilização para a Bioeconomia

Código: POCI-02-0853-FEDER-016163

Objetivo: Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
Região de intervenção: Centro e Alentejo

Entidades promotoras:

NERSANT – ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DA REGIÃO DE SANTARÉM

ANIMAFORUM – ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGRO-INDÚSTRIA

Data de aprovação: 12-07-2016

Data de início: 01-07-2016
Data de conclusão: 30-06-2018

Custo total elegível: 301.764,92 €
Apoio financeiro da União Europeia – FEDER: 256.500,18 €

O QUE É?

O projeto “BIO-WARE – Programa de Sensibilização para a Bieconomia”, visa a promoção da inovação e do empreendedorismo de forma a melhorar a comercialização dos resultados científicos associados à Bioeconomia “Verde” (Agroflorestal) e à Bioeconomia “Branca” (aplicações industriais e ambientais). O projeto centra-se no estudo e disseminação de informação sobre a bioeconomia, compreende ações de sensibilização e informação que contribuam para a concretização de projetos inovadores de Bioeconomia que possam ser desenvolvidos no seio das fileiras estratégicas da Região.

Muito embora o projeto se concentre na região de Santarém, por vocação das entidades copromotoras, não se pretende limitar o seu âmbito de influência. Pelo contrário, pretende-se mobilizar a base científica e tecnológica nacional, de relevância e impacto crescente, para um reflexão e discussão em terno da temática, assim como a disseminação de conhecimento.

OBJETIVOS

A promoção a refletir na comercialização dos resultados científicos será concretizada através dos seguintes objetivos operacionais:

– Sensibilização e disseminação para a importância da bioeconomia e da sua integração nos setores relevantes para a região, nomeadamente Bioeconomia “Verde” e “Branca”;

– Promoção de lógicas de colaboração entre os atores nacionais direccionadas para a identificação e valorização de oportunidades de financiamento;

– Promoção da geração de ideias em torno do desenvolvimento de projetos colaborativos entre empresas e entidades de ensino e de ciência e tecnologia.

RESULTADOS ESPERADOS

O projeto BIO-WARE constitui-se como um Programa de Sensibilização para a Bioeconomia, a consubstanciar num conjunto de ações que contribuam para a promoção da Bioeconomia e na sua incorporação nas atividades das empresas e instituições de ensino das regiões.

A estratégia delineada no presente projeto, irá permitir definir um enquadramento adequado para iniciativas concretas para a Região e resulta da análise efetuada às suas realidades e do contexto nacional e internacional.

MAIS INFORMAÇÃO

Contacte-nos através do email geral@agrocluster.com

modelos-barras-fundos-v04_3logos-feder