Estudo de Tendências de Consumo: Geração Y Millennials

//Estudo de Tendências de Consumo: Geração Y Millennials

Estudo de Tendências de Consumo: Geração Y Millennials

logo-agrocapacita-principal

No âmbito do projeto Agrocapacita, o Agrocluster realizou um estudo de tendências de consumo relativo à geração Y Millennials.

Quem são a Geração Y?

Os Millennials ou geração Y, formam um grupo constituído por indivíduos nascidos entre o início dos anos 80 e o final do séc.XX, que atualmente têm idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos.

Porque são tão importantes?

A geração Y prepara-se para atingir nos próximos 5 a 10 anos o pico do consumo geracional, sendo que em 2025 constituirá a maior geração viva no planeta, representando 1/4 da população total e 75% da força de trabalho, e será responsável por mais de 50% das despesas de consumo globais.

Grande parte dos Millennials (86%) viverá em países designados por menos desenvolvidos e emergentes, o que constitui uma transformação demográfica sem precedentes que irá impactar o crescimento mundial, uma deslocalização industrial para países emergentes e uma maior mobilidade da força de trabalho a nível global.

Contexto Social:

Os Millennials cresceram num ambiente de mudança tecnológica contínua, forte globalização e disrupção económica com prevalência de diversas crises. Este facto dotou-os de um conjunto de competências, comportamentos e experiências bem diferentes das dos seus pais.

Constituem a 1ª geração digital-nativa, sendo uma característica identitária do grupo ou da Cultura Millennial. Foram educados e cresceram a usar as “novas tecnologias” e assistiram in loco ao “boom” dos gadgets: 81% têm perfil no Facebook e 83% dormem com os telemóveis ligados ao seu lado. Valorizam as experiências que combinam o real e o virtual e estão sempre conectados nas redes sociais. O carácter global desta “geração-experiência” faz dos Millennials a maior “tribo” de partilha a nível mundial.

São a geração com mais elevado nível de educação e a que mais investiu em formação e graus académicos. Em termos práticos e de acordo com testes realizados, há uma grande divergência de competências nesta geração Y entre pessoas com o mesmo nível de educação. Os Millennials são a geração mais otimista quanto ao futuro, considerando cada indivíduo que vai fazer a diferença e trazer mudança.

 Os Millennials vivem em cidades ou mega-cidades, convivendo permanentemente com outras culturas uma vez que viajar se tornou muito mais fácil e barato. Procuram novas vivências em novos espaços públicos que combinam o real e o virtual. O conceito de trabalho para toda a vida já não existe, e as relações de trabalho serão cada vez mais flexíveis, virtuais, fragmentadas e orientadas a múltiplos projetos. Pretendem ter experiências profissionais no estrangeiro (aventura positiva).

Comportamento de Compra e Consumo:

Têm acesso a informação sobre tudo a qualquer momento (geração “já”), pelo que o processo de compra está a alterar-se. Comparam preços, procuram informação e opiniões sobre os produtos, visitam lojas on-line e físicas. São “Smartshoppers” exigentes e usam APPs que comparam e procuram as melhores ofertas e descontos. Esta geração procura um compromisso qualidade-preço e soluções “low-cost” são boas desde que tenham confiança nas mesmas. Grande parte dos Millennials (59%) afirma que os amigos são os principais influenciadores das suas decisões de compra – são Prosumers” que ajudam a co-criar os produtos e as marcas através do poder da sua opinião nas redes sociais.

A relação deste grupo geracional com as marcas também é diferente: preferem “o mais barato” ou “o mais diferente”. A lealdade às marcas depende cada vez mais da “experiência” que estas lhes proporcionam, sendo cada vez menos determinante, de per si, o aspeto tangível da relação. São menos leais às marcas, mas 80% dos Millennials participam em programas de fidelização! Assumem que gostam de ser diferentes, ao contrário de todas as gerações anteriores, e procuram a experiência-luxo como extravagância à qual têm direito. O  valor estará cada vez mais ligado à experiência, pelo que um determinado produto poderá ter preços completamente diferentes.

  A geração Y detém ligeiramente menos rendimento, em termos reais, comparativamente a outras gerações em igual fase do ciclo de crescimento geracional mas são consumistas por natureza, e querem estar rodeados sempre das últimas inovações tecnológicas, como é o caso dos smartwatches em que os Millennials apresentam o dobro de uso comparativamente a outros grupos etários. Não querem entrar em situação de desequilíbrio financeiro e recorrem menos ao crédito.

No caso de bens alimentares (FMCG), os Millennials são consumidores pouco estruturados, não tendo uma rotina planeada com antecedência. Quando fazem a compra é para o momento, não comprando quantidades que fiquem armazenadas para muitos dias. Novos formatos de embalagens surgirão adaptados às novas necessidades familiares e de vivência da geração Y. A Saúde e o Bem-estar são uma prioridade para esta geração que afirma estar disposta a pagar mais para ter comida mais saudável.

 Por outro lado, as ocasiões de consumo estão a mudar e o out of home (comer fora de casa) passará a ser mais frequente dada a desestruturação em que os Millennials vivem. As experiências culinárias e gastronómicas em casa e em grupo também vão crescer inspiradas nas comidas do mundo. Os conceitos de comida “on the go” e de conveniência serão cada vez mais relevantes, a par de mais acessibilidade – home delivery”, “mobile payment”, entre outros ligados ao mundo virtual e inteligente.

A noção de propriedade também se alterou, fomentado esta geração uma economia de partilha a diversos níveis. Negócios de aluguer em vez de compra ganham relevância e ideias como carpooling, moeda virtual ou a troca direta de serviços, são outros exemplos.

AS 10 TENDÊNCIAS QUE INFLUENCIARÃO O CONSUMO NOS PRÓXIMOS ANOS:

  1. NATURA VIVA
    • Voltar aos produtos simples e não manipulados – Clean;
    • Valorização da história e da origem, associadas às marcas.
  2. EQUILÍBRIO ZEN
    • Opção por uma alimentação cada vez mais vegetariana;
    • Procura de alimentos com propriedades: anti-stressante, anti-inflamatório, ativador de atenção, etc.
  3. FRUGALIDADE APP-DEPENDENTE
    • Uso das tecnologias digitais e da conectividade como apoio facilitador nas escolhas a realizar;
    • Espaço para o crescimento das marcas brancas, existindo promoções mais inovadoras; Ganhar tempo e procurar a melhor experiência, estará no topo das prioridades.
  4. LUXO EXPERIÊNCIA
    • Procura mais acentuada de uma experiência pontual de “luxo”:
    • Produtos com embalagem sofisticada;
    • Novo Premium Conceptual – produto de qualidade, mais artesanal, ou com design único e diferenciador;
    • Marcas exclusivas e reconhecidas ou marcas inovadoras / novidades tecnológicas;
    • Produtos ligados a momentos de Indulgência.
  5. SEGURANÇA PLENA
    • Procura de alimentos tradicionais, com origem comprovada e de marcas reconhecidas e de confiança.
  6. CONVENIÊNCIA SEM FRONTEIRAS
    • Valorização de produtos e marcas convenientes e facilitadores da vida (facilidade de acesso on-line 24/7, E-commerce, Pagamento Mobile…).
  7. VIRTUAL MUNDO NOVO
    • Fusão de experiências entre o mundo real e virtual, através do aparecimento de novidades tecnológicas que darão maior consistência ao comércio virtual (realidade aumentada).
  8. AFETO EFÉMERO
    • Valorização da responsabilidade social e uma maior consciência ambiental;
    • Otimização de utilização dos recursos e a redução dos bens materiais.
  9. O MUNDO EM CASA
    • Procura de aromas e sabores de outras culturas;
    • Realização acentuada de experimentalismos gastronómicos conjuntos (em casa e/ou em restaurantes étnicos).
  10. SAÚDE PELA BOCA
    • Maior consciência em relação à “qualidade de vida”, acompanhada de uma maior informação (alimentos Zero, Light, sem glúten, sem lactose…).

De acordo com as tendências identificadas, torna-se óbvia que a interdependência e influência recíproca “Millennials – Tendências” é mais forte do que em qualquer outra geração.

 

CONSULTE O ESTUDO COMPLETO <AQUI>

barra_cofin_feder_alentejo2020

By | 2018-07-19T18:56:06+00:00 Janeiro 24th, 2017|Notícias|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.