O Agrocluster Ribatejo esteve no México entre os dias 7 e 11 de novembro com alguns dos parceiros do projeto Natureef. A viagem, realizada no âmbito deste projeto europeu, teve como objetivo a preparação de uma missão empresarial a este país que deverá acontecer no próximo ano, com a participação de diversas PME’s europeias do setor das energias renováveis, biotecnologias, gestão de resíduos agro-alimentares, tecnologias agrícolas e da biomassa.

Da agenda da viagem fez parte a participação na Expo Agroalimentaria de Guanajuato, feira agroalimentar mais importante deste país.
Para além disso, foi ainda visitado o Langebio – Laboratório de Investigação Genética para a Biodiversidade, onde foram recolhidos testemunhos no âmbito do melhoramento de espécies, criação de novas variedades e sequenciação de genomas, e o Agropark Hight-Tech Green House Cluster, centro de estufas único na América e ainda ao Instituto Tecnológico de Monterrey em Guadalajara.

Com base no relatório desta visita de prospeção, o projeto Natureef vai organizar uma missão empresarial destinada a PME’s europeias no segundo semestre de 2017 e que será liderada pelo cluster francês Vegepolys, com o apoio dos restantes parceiros do projeto. A missão empresarial europeia é direcionada a PME’s . Na viagem de preparação da missão, que iniciou no dia 7 de novembro e terminou a 11 de novembro, estiveram presentes diversos parceiros do projeto Natureef, entre os quais o Agrocluster Ribatejo, o FEMAC (Espanha), o Vegepollys (França) e o Innoskart (Hungria).

natureef-mexico-1                 20161108_115725