CONSÓRCIO INTERNACIONAL NATUREEF COM SOLUÇÕES INOVADORAS PARA EMPRESAS DA REGIÃO

Tendo em conta que uma das linhas estratégicas do Agrocluster Ribatejo é o reforço das suas relações internacionais, este cluster integra desde 2013 a Natureef, rede internacional na área da eficiência em recursos naturais. A transferência de tecnologia para as empresas da região, é um dos objetivos do projeto.

dscn7002

2ª Reunião Geral Natureef

A seleção aconteceu após a apresentação de candidatura internacional à European Strategic Cluster Partnership (ESCP), direcionado a clusters e organizações interessadas em intensificar a colaboração além-fronteiras e intersetorial. Para conseguir integrar o consórcio, o Agrocluster teve ainda de fazer prova do selo de bronze que lhe foi atribuído pelo European Cluster Excellence Initiative, Managers Club, projeto criado pela Comissão Europeia que confere a este cluster uma gestão e funcionamento de excelência. A integração do cluster neste consórcio vem reforçar o papel de relevo que o Agrocluster vem desempenhando a nível internacional, quer na ligação com entidades congéneres, quer no apoio às suas empresas, bem como vem reforçar a importância que a área da eficiência em recursos naturais representa para este cluster agroindustrial.

A Natureef é um consórcio que pretende promover “um novo modelo de negócios”, projetando e implementando uma estratégia conjunta de promoção da cooperação intersetorial, facilitando a divulgação e orientando as pequenas e médias empresas no que se refere a tecnologias inovadoras e à internacionalização do novo conceito “Recurso Natural Eficiente”, que contribuirá para os desafios da sociedade da União Europeia e para uma maior eficiência dos recursos naturais.

Desta forma, o consórcio tem como objetivo final o crescimento do conhecimento base das empresas, em conjunto com o uso orientado, sustentável e reciclado dos recursos naturais, melhorando a sua eficiência na cadeia agroalimentar e da energia. O consórcio pretende assim, responder à necessidade de mais inovações científicas em gestão de recursos naturais, através de pesquisa orientada, assim como à necessidade de desenvolvimento de negócios e à adaptação de técnicas existentes nos setores envolvidos no consórcio, como biomassa, serviços de energia, tecnologia agrícola, tecnologias de água ou produção de plantas.

A integração do Agrocluster Ribatejo neste consórcio possibilita, assim, a este cluster, estar envolvido no desenvolvimento das mais recentes tecnologias na área dos recursos naturais, podendo transferir para as empresas do Ribatejo, especificamente aquelas que são suas associadas, este tipo de conhecimentos tecnológicos.

O surgimento de novas cadeias de valor, que reúnam de forma inovadora as empresas de diferentes setores, a prestação de um melhor apoio às PME na concorrência global e a oferta, em grande escala, de soluções inovadoras para melhor enfrentar os desafios globais, são, desta forma, as vantagens inerentes à integração do Agrocluster na rede Natureef.

Para além do Agrocluster Ribatejo, a Natureef integra parceiros de 9 países europeus: Biomastec (Alemanha), Vegepolys (França), Green Synergy Cluster (Bulgária), Enviroment Cluster (Áustria), Green Chemestry (Polónia), Innoskart (Hungria), Crea Hydro & Energy (República Checa), Inbiom (Dinamarca) e Femac (Espanha).

A segunda reunião geral do projeto realizou-se em território nacional, na “casa” do Agrocluster Ribatejo, em Torres Novas.

cosme escp